encontro-Guias-Turismo-055

Tecnologia e engajamento a favor do Turismo

Artigo por Juntos pela Segurança em 22/08/2015

Na noite desta última quinta-feira, 20/08/15, foi realizado no Hotel Ponta Verde um evento muito especial entre a equipe do Juntos pela Segurança e os profissionais do Turismo Alagoano.

encontro-Guias-Turismo-033

Promovido numa parceira entra o SINGTUR (Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas) e a empresa Rastru, o encontro reuniu diversos guias de turismo bem com representantes do GRAL (Grupo de Receptivos de Alagoas), e contou com a participação especial e apoio do secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão (SEMPTUR – Secretaria Municipal de Promoção do Turismo).

O objetivo principal do encontro foi a apresentação do aplicativo de celular Juntos pela Segurança como uma ferramenta disponível aos guias, turistas e cidadãos para o registro e combate de problemas de segurança que efetam diretamento o turismo de nossas cidades e estado.

Henrique Dantas, presidente do SINGTUR/AL, abriu evento convidando a todos os presentes para conhecer o projeto e a nova versão do aplicativo Juntos Pela Segurança que, a partir de agora, possibilita um conjunto de diferente tipos de denúncias dedicadas à área do turismo.

O parceiro do projeto, o Delegado Medson Maia, apresentou os 3 pilares que fundamentam a iniciativa (Participação efetiva do Cidadão, Tecnologia, e Gestão Integrada) e os conceitos da Segurança Cidadã, ressaltando que a Segurança não cabe apenas às forças policiais, más é um dever e direito de todos, inclusive daqueles que representam e guiam o nosso turismo.

José Alencar, sócio-fundador da Rastru, contextualizou diversos cenários de utilização do aplicativo como um canal potencial para identificação, denúncia e fiscalização de problemas que põem em risco a segurança e a qualidade de nosso turismo. Mostrou que a partir de seus celulares, guias e profissionais do setor, turistas e cidadãos poderão colaborar em favor do turismo registrando ocorrências como prestação ilegal de serviços, degradação de atrativos turísticos, serviços turísticos inseguros, exploração sexual infanto-juvenil, entre outras.

encontro-Guias-Turismo-055Ao final do encontro, após um rico diálogo com os presentes, o SINGTUR/AL propôs, como agenda de atividade, o engajamento de todos os guias de turismo na utilização do aplicativo para a realização de um primeiro mapeamento dos problemas de segurança relacionados ao turismo.

 

Convidado especial, o secretário Jair Galvão prestigiou encontro manifestando seu interesse e apoio a iniciativa, ressaltando como de fundamental importância o exercício do controle social, através da participação efetiva do cidadão, para avanços e melhorias concretas de nossas cidades e estado.