image-01-795x388

Polícia Civil lança primeiro Observatório de Segurança Cidadã, em Rio Largo.

Artigo por Juntos pela Segurança em 28/01/2015

Na manhã da última quinta-feira, 22 de janeiro de 2015, no auditório da Escola Judith Paiva, ocorreu a primeira reunião do Observatório de Segurança Cidadã, na cidade Rio Largo. Estavam presentes representantes de diversos setores da sociedade civil organizada. Desde diretores de escolas públicas, comerciantes, estudantes, dirigentes de órgãos como a SMTT, o CREAS, e também policiais militares e civis.

O Observatório de Rio Largo será composto por membros voluntários e terá como missão elaborar um diagnóstico completo da criminalidade naquele município, bem como elaborar e monitorar um plano de ação integral, participativo e de âmbito local, alinhado aos programas BRASIL MAIS SEGURO e ALAGOAS TEM PRESSA, visando reduzir a criminalidade naquele município.

Rio Largo vem avançando no planejamento de soluções duradouras de combate à criminalidade. Em 2014 instalamos o Gabinete de Gestão Integrada onde participam o Prefeito, os promotores, juízes, delegados, representante da OAB e da câmara dos vereadores. Criamos também o Fundo Municipal de Segurança Pública para captação de recursos financeiros, e agora estamos trazendo a comunidade como um todo para participar efetivamente da gestão de segurança pública.

image-02

Além do Observatório, na reunião foi apresentado o primeiro aplicativo para celulares de DENUNCIAS.  O cidadão de Rio Largo terá mais uma ferramenta para combater a criminalidade – comemora o vereador ROBERTO.