Placa-1lugar

O Juntos Pela Segurança é o 1º LUGAR DO BRASIL

Artigo por Juntos pela Segurança em 11/12/2015

O Juntos pela Segurança foi escolhido como a iniciativa mais inovadora de gestão municipal do Brasil em 2015.

Nesta quinta, dia 10/12/2015, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), apresentou em Brasília no auditório do Hotel St Paul, o resultado do Prêmio Municiência, que buscou identificar soluções inovadoras de Gestão Municipal.Recebendo-premio

Depois de várias etapas, 15 iniciativas participaram de uma votação nacional pela internet para a escolha popular dos 05 projetos de gestão municipal mais inovadores do Brasil. No evento de premiação, o projeto Juntos pela Segurança de Rio Largo foi classificado com o 1º lugar nacional.

Medson

Um dos idealizadores e coordenadores do projeto, delegado Medson Maia, afirmou que “o prêmio recebido hoje não é nosso, nem da prefeitura de Rio Largo. Ele pertence ao povo de Rio Largo. A todos que se uniram e votaram no Juntos pela Segurança. A todos que querem e vão ter uma Rio Largo melhor e mais segura”.

José Alencar Neto, ressaltou que “muito mais que um exemplo nacional, Rio Largo mostra hoje a força de seu povo, da capacidade de mobilização de sua comunidade. Esta Vitória levanta a bandeira não só de seu povo riolarguense e alagoano, mas representa a força de tantos municípios de nosso região Nordeste. Ter sido selecionada com este 1º lugar brasileiro no meio a tantos projetos de nosso País mostra bem isto. Motivo de orgulho para toEquipedos nós.” encerrou Alencar.

Na comitiva do projeto estavam também presentes, Ossian Alencar sócio da empresa Rastru, Nadson Bento empresário representando os cidadãos riolarguenses, e Itala Chiappetta de Alencar.

O Municiência é uma iniciativa da CNM para identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras que contribuam para a melhoria da gestão pública e que possam ser implementadas por prefeitos de todas as regiões do Brasil. O Juntos pela Segurança tem como pilar básico a participação dos cidadãos, o envolvimento de todos os órgãos e parceiros dos municípios e a colaboração e integração entre cidadão e gestão pública. E utilizando o aplicativo, o cidadão pode informar qualquer situação de violência ou risco, desde um problema de iluminação pública ou perturbação do sossego a crimes contra criança e adolescente, roubo e tráfico de drogas.

Sobre a visão inovadora do projeto:
O projeto vai muito além da tecnologia, ele tem como inspiração os conceitos e práticas de Convivência e Segurança Cidadã do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Ele fomenta a visão de que a paz e a segurança terão maior alcance com a participação efetiva do cidadão, com foco no combate a diversos fatores que causam a violência, como presença de fatores de risco, violência intergerações e contra a mulher, contextos sociourbanos inseguros, desarticulação da relação Polícia Comunidade e Justiça, e por fim o crime organizado.  (Saiba mais em www.juntospelaseguranca.org )

Equipe Juntos pela Segurança